Visualidade, consumo e materialidade:uma análise em perspectiva histórica da telenovela Dancin’Days (1978)

Autores

  • Solange Wajnman
  • Maria Gabriela SMC Marinho

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v4i1.3487

Palavras-chave:

Telenovela, Consumo, Visualidade

Resumo

O artigo toma como objeto a telenovela Dancin’Days exibida nacionalmente pela Rede Globo de Televisão, em 1978, e privilegia uma descrição de suas formas materiais. Sem desconsiderar o processo de transformação econômica, social, política e ideológica do período, ao qual correspondeu uma intensa renovação da base material das sociedades em escala planetária, o artigo procura identificar as implicações estéticas e visuais da revolução tecnológica em curso naquele contexto. Mais especificamente, localiza nos aspectos de produção da telenovela, como cenário, figurinos e técnicas de gravação, elementos associados à vertigi¬nosa expansão tecnológica do período e à ascensão da cultura do consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Wajnman

Doutora em Sociologia pela Université Renée Descartes, Paris V, Sorbonne. Professora do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP) e do curso de moda da graduação. Co-autora do livro “Pensar-Pulsar” do NTC, organi¬zadora do livro “Moda, Comunicação, Cultura” e autora de vários artigos na área de televisão, tecnologia e moda.

Maria Gabriela SMC Marinho

Doutora em História Social (USP) e mestre em Política Cientifica e Tecnológica (Uni¬camp). Autora dos livros Norte-americanos no Brasil e Elites em Negociação, ambos sobre a presença da Fundação Rockefeller em instituições de ensino e pesquisa em São Paulo, tem se dedicado ao tema da americanização em suas diferentes vertentes. É professora da Universidade São Francisco desde 1991, com atuação na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação

Downloads

Publicado

2009-07-22

Edição

Seção

Artigos