Quadros narrativos pautados pela mídia:framing como segundo nível do agenda- setting?

Autores

  • Juliana Freire Gutmann

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v4i1.3481

Palavras-chave:

Framing, Agenda-setting, Estudos dos efeitos

Resumo

No campo de investigação dos efeitos da mídia, o conceito de framing tem sido utilizado para demonstrar como os enquadramentos dados aos temas agendados pelos meios de comunicação exercem impacto nos quadros de referência utilizados pelo público na interpretação desses mesmos assuntos. Partindo do pressuposto de que tal modelo teórico é um desdobramento da hipótese do agenda-setting quando analisado no âmbito dos media effects, este artigo discute o framing, apresentando algumas de suas apropriações, e, em um segundo momento, confronta o conceito com o que alguns teóricos têm denominado segundo nível do agenda-setting ou agenda-setting de atributos a fim de delimitar com mais precisão as diferenças entre esses dois domínios.

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Biografia do Autor

Juliana Freire Gutmann

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora Associada Mestre dos Grupos de Pesquisa Análise de Telejornais e Mídia e Música Popular Massiva do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBa. Professora do curso de jornalismo das Faculdades Jorge Amado e da Faculdade Social da Bahia

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Publicado

2009-07-22

Edição

Seção

Artigos