Quem está olhando? Variações do público e do privado em weblogs, fotologs e reality shows

Autores

  • Fernanda Bruno

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v3i2.3461

Palavras-chave:

Tecnologias de comunicação, Olhar, Público/privado

Resumo

Este artigo analisa o estatuto do olhar do outro e o seu papel na reconfiguração dos limites entre o público e o privado nas práticas de exposição da intimidade em reality shows, weblogs e fotologs pessoais. Pretende-se compreender de que maneira as transformações recentes no papel do olhar do outro se articulam com as tecnologias de comunicação, mobilizando a exposição do que outrora se man¬tinha protegido do domínio público. A estratégia central do artigo é a de buscar nomear o que hoje representa esse olho ‘público’, o que ele encarna, exige ou incita, e de que maneira ele atua sobre os limites entre o que se mostra e o que se esconde. Tal análise pretende ainda lançar alguma luz sobre a subjetividade que se expressa e se produz nestas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Bruno

Doutora em Comunicação e Cultura/UFRJ. Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura/UFRJ. Coordenadora do CiberIDEA – Núcleo de pesquisa em tecnologias de comunicação, cultura e subjetividade

Downloads

Publicado

2009-07-10

Edição

Seção

Artigos