Atalhos na pós-metrópole. Acaso, incomunicabilidade e melancolia em três filmes americanos dos anos 90
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v2i2.3411Palavras-chave:
Cinema dos anos 90, Representações urbanas, Comunicação e CidadesResumo
Pretendemos, neste ensaio, relacionar os processos de transformação urbana mais relevantes da contemporaneidade a três filmes americanos da década de 90, Grand Canyon – Ansiedade de Uma Geração (1991), Short Cuts – Cenas da Vida (1993) e Magnolia (1999). O propósito é identificar, além de uma evidente unidade estética, um padrão de recorrências temáticas que definam a experiência metropolitana de Los Angeles. Para isso, vamos nos aproximar primeiramente do conceito de pós-metrópole, definido por Edward Soja, para chegar à cidade de Los Angeles e algumas de suas representações cinematográficas na década de 90.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.