A narração do nacional em El Bonaerense (2002) e em Cidade de Deus (2002) // The nationhood narration in El Bonaerense (2002) and Cidade de Deus (2002)

Autores

  • Eduardo Dias Fonseca UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-americana

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i3.33162

Palavras-chave:

cinema argentino, cinema brasileiro, narração da nação.

Resumo

O presente texto busca refletir a relação entre a narração da nação e dois textos fílmicos, El bonaerense (Argentina, 2002), dirigido por Pablo Trapero e Cidade de Deus (Brasil, 2002) dirigido por Katia Lund e Fernando Meirelles. Através de elementos analisados nos filmes buscamos apresentar a relação entre a pedagogia e a performance do nacional presente nos mesmos. As diferentes estratégias de articulação da imagem-nação e imagem-povo colocam em evidência os procedimentos para a construção da narração do nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Dias Fonseca, UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-americana

Professor da área de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) na subárea de Produção e Administração Cultural na América Latina. Doutor em Artes (linha de pesquisa: Cinema) pela Escola de Belas Artes da UFMG. Mestre em Artes (linha de pesquisa: Criação e Crítica da Imagem em Movimento) pela Escola de Belas Artes da UFMG.Interessado nas áreas da indústria audiovisual, cinema latino americano e do cinema brasileiro.

Downloads

Publicado

2020-02-14

Edição

Seção

Dossiê Temático