Um estudo preliminar sobre a experiência da leitura em reportagens em dispositivos móveis // A preliminary study on reading experience in reports for mobile devices

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i2.32186

Palavras-chave:

Jornalismo digital. Usabilidade. Dispositivos móveis.

Resumo

A experimentação de novas estratégias de navegação e de narrativas, beneficiadas pelo avanço do design e das linguagens de programação, aponta novos “modos de fazer” e de apresentar a informação no jornalismo digital. As aqui denominadas reportagens visuais têm se reproduzido em diversos sites, integrando cada vez mais elementos como fotografias, vídeos, infográficos interativos, entre outros elementos. Este texto pretende apresentar, de forma preliminar, a experiência de leitura destas reportagens em dispositivos móveis em três principais cibermeios brasileiros – Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo, por meio de testes de usabilidade, dados quantitativos e qualitativos. Pretendemos também aliar metodologias da ciência da computação e da comunicação, como uma tentativa de experienciar o campo das humanidades digitais e do Big Data.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Cunha, Universidade Federal de Pernambuco

Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco; professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE); doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFPE). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Design da Informação Jornalística (GRID).

Yara Medeiros, Universidade Federal do Maranhão

Professora na Universidade Federal do Maranhão, no curso de Jornalismo, em Imperatriz, na área de Imagem e Estética. Possui graduação em Jornalismo (2000) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007). É estudante do Doutorado em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2020-11-09

Edição

Seção

Artigos