Excursões ao ciberativismo: uma análise de compreensões conceituais e tipológicas // Excursions to ciberactivism: an analysis of conceptual and typological understandings

Autores

  • Maria do Socorro Furtado Veloso Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • John Willian Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-0676-9828

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i1.28483

Palavras-chave:

Ciberativismo, conceitos, tipologias

Resumo

Neste artigo discutimos perspectivas conceituais e classificatórias que intentam compreender o ciberativismo, aqui entendido como práticas de mobilização e ação cidadãs em e nas redes de comunicação digital distribuída, que visam a interesses coletivos comuns. Por meio de pesquisa teórica, inicialmente confrontamos as posições mais comuns de estudiosos sobre a relação internet e participação política; em seguida, apontamos perspectivas do que se compreende por ciberativismo; por fim, relacionamos classificações tipológicas sobre os diferentes tipos desse fenômeno. O estudo levou à constatação de que as diferentes noções de ciberativismo permitem englobar tanto práticas consideradas emancipadoras, como o contrário; que as tipologias criadas das e para as análises dos fenômenos partem de determinado entendimento do conceito para dar conta da diversidade de manifestações e ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Furtado Veloso, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Pragma - Pragmática da Comunicação e da Mídia.

John Willian Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente substituto do Departamento de Comunicação Social da mesma instituição. Integra o Grupo de Pesquisa Pragma - Pragmática da Comunicação e da Mídia.

Downloads

Publicado

2020-09-29

Edição

Seção

Artigos