Em busca de representações: uma aproximação com o campo midiático angolano // In search of representations: an approximation with the angolan media field

Autores

  • Flávia de Almeida Moura Universidade Federal do Maranhão
  • Osmilde Augusto Miranda Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i2.27501

Palavras-chave:

Mídia, representações, identidades.

Resumo

O artigo faz parte de uma pesquisa em curso que busca comparar questões de mídia, trabalho e direitos humanos entre grupos de trabalhadores rurais no Brasil (Maranhão) e em Angola (províncias do Sul: Huambo, Benguela e Huíla). Apresentamos algumas reflexões sobre mídia, representações e identidades dos sujeitos investigados. Em seguida, destacamos algumas estratégias metodológicas para a construção do trabalho de campo e nos aproximamos do campo midiático angolano a partir de reflexões teóricas para uma análise comparativa, tendo como base estudo já realizado com assistência de material midiático veiculado pela televisão brasileira junto a um grupo de trabalhadores rurais no Maranhão. Acreditamos que a mídia participa das representações dos sujeitos e buscamos entender as formas dessa participação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia de Almeida Moura, Universidade Federal do Maranhão

É jornalista, mestre em Ciências Sociais e doutora em Comunicação. Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) e autora dos livros Escravos da precisão: economia familiar e estratégias de sobrevivência de trabalhadores rurais de Codó (MA) (EDUFMA, 2009) e Trabalho escravo e mídia: olhares de trabalhadores rurais maranhenses (EDUFMA, 2015).

Osmilde Augusto Miranda, Universidade Federal do Maranhão

É jornalista e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-11-09

Edição

Seção

Artigos