Um outro quinhão de imagens: audiovisual on-line e Multi-Channel Networks // Another portion of imagens: online audiovisual and Multi-Channel Networks

Autores

  • João Martins Ladeira Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i2.26742

Palavras-chave:

Estudos de televisão. Streaming. Tecnologias da informação e comunicação

Resumo

Este artigo investiga uma experiência específica para a criação de conteúdo voltado ao streaming, em sua busca por construir outras dimensões para a imagem on-line. A análise recai sobre os multi-channel networks (MCNs), produtores de conteúdo nativo que, diferenciando-se em relação ao broadcast convencional e à televisão segmentada, contam com o envolvimento tanto de conglomerados globais de comunicação, como a Disney e a Time Warner, quanto de operações de tecnologias de informação, com destaque para o Google. Construídos segundo esta associação diversa, alimentam plataformas como o YouTube, mas não apenas. Os MCNs ordenam uma lógica para a imagem que, como outras tentativas de definir a televisão do séc. XXI, inserem-se num diagrama de controle pautado pela lógica do protocolo, com conteúdo diversificado trafegando livremente por espaços variados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Martins Ladeira, Unisinos

Doutor em sociologia (Iuperj). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (Unisinos).

Downloads

Publicado

2019-08-28

Edição

Seção

Artigos