Credibilidade e desintermediação da notícia para o público jovem // Credibility and disintermediation of the news for young audiences
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i2.26255Palavras-chave:
jovens, credibilidade, consumo de notíciasResumo
Este artigo se propõe a discutir aspectos relativos à credibilidade do noticiário jornalístico para o público jovem, tendo como pano de fundo o cenário de transformações nos processos de consumo midiático, especialmente com a ascensão das redes sociais como plataforma para o consumo de notícias. Por meio de pesquisa quantitativa recentemente aprofundada por três rodadas de grupos focais com estudantes de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), detectamos uma clara preferência por veículos da grande imprensa, em relação aos alternativos, e o gosto por uma desintermediação no acesso a informações. Via redes sociais, especialmente o Twitter, os estudantes procuram acompanhar diretamente jornalistas que consideram confiáveis, com tanto interesse quanto o que dedicam aos veículos aos quais esses mesmos jornalistas estão ligados. Estão em busca de informação e, sobretudo, de opinião balizada, para formar seus próprios pontos de vista sobre os fatos que os cercam.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.