Credibilidade e desintermediação da notícia para o público jovem // Credibility and disintermediation of the news for young audiences

Autores

  • Larissa de Morais Ribeiro Mendes
  • Maria Cristina Maria Cristina Guimarães Rosa do Amaral Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i2.26255

Palavras-chave:

jovens, credibilidade, consumo de notícias

Resumo

Este artigo se propõe a discutir aspectos relativos à credibilidade do noticiário jornalístico para o público jovem, tendo como pano de fundo o cenário de transformações nos processos de consumo midiático, especialmente com a ascensão das redes sociais como plataforma para o consumo de notícias. Por meio de pesquisa quantitativa recentemente aprofundada por três rodadas de grupos focais com estudantes de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), detectamos uma clara preferência por veículos da grande imprensa, em relação aos alternativos, e o gosto por uma desintermediação no acesso a informações. Via redes sociais, especialmente o Twitter, os estudantes procuram acompanhar diretamente jornalistas que consideram confiáveis, com tanto interesse quanto o que dedicam aos veículos aos quais esses mesmos jornalistas estão ligados. Estão em busca de informação e, sobretudo, de opinião balizada, para formar seus próprios pontos de vista sobre os fatos que os cercam.

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Biografia do Autor

Larissa de Morais Ribeiro Mendes

Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF

Maria Cristina Maria Cristina Guimarães Rosa do Amaral, Universidade Federal Fluminense (UFF)

jornalista e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF

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Publicado

2019-08-28

Edição

Seção

Artigos