Convocações e deslocamentos da diferença: o corpo com deficiência na publicidade // Calls and displacements of the difference: the disabled body in the advertisement

Autores

  • Keliny Cláudia da Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Rogério Luiz Covaleski Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.25991

Palavras-chave:

publicidade, representações midiáticas, corpo com deficiência

Resumo

Nos últimos anos, temos presenciado um crescente número de publicidades que em seu discurso tendem a abrigar corpos destoantes da estética hegemônica, tão habitual ao cenário midiático. Neste contexto, corpos com deficiência, marginalizados na sociedade durante décadas, são convocados a participar dos regimes de visibilidade comunicados pela mídia, sendo representados ora de modo estereotipado, ora de modo empoderado. Assim, a proposta deste artigo é investigar construções publicitárias que envolvem corpos com deficiência a fim de identificar e classificar as representações com essa corporeidade. As reflexões trazidas neste estudo são um recorte da dissertação de mestrado intitulada “Publicidade e Diferença: a discursivização do ethos do indivíduo com deficiência nas narrativas publicitárias brasileiras contemporâneas”, cujo objetivo foi discutir, de modo geral, a questão da diferença presente nas estratégias publicitárias contemporâneas e, de modo específico, a representação cambiante construída para o corpo com deficiência na publicidade.

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Biografia do Autor

Keliny Cláudia da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco

Rogério Luiz Covaleski, Universidade Federal de Pernambuco

Coordenador e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, Doutor em comunicação e Semiótica (PUC-SP), com pós-doutoramento pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona).

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Publicado

2018-07-11