Rap de gaúcha: performance e resistência de MCs nas cenas rap da região metropolitana de Porto-Alegre // Gaucha's rap: performance and resistance of MCs in rap scenes in Porto Alegre metropolitan region

Autores

  • Dulce Mazer Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.25976

Resumo

O artigo analisa os modos como as rapeiras gaúchas protagonizam ações de resistência e reinvenção de rituais nas cenas rap. Resulta de uma pesquisa etnográfica realizada entre 2014 e 2017 que investigou o consumo de rap junto aos membros da cultura hip-hop na região metropolitana da capital do Rio Grande do Sul. O texto mostra como a performance das jovens colabora para subverter lógicas de produção, modos de circular e consumir rap, (re)territorializando espaços urbanos e pautando demandas femininas através de processos comunicativos. Aborda os construtos de performance, performatividade de gênero e resistência para refletir sobre a realidade observada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Mazer, Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Dulce Mazer é Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jornalista e Mestra em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua no Grupo de Pesquisa Espaço, Fronteira, Informação e Tecnologia (GREFIT/UFRGS) e no Grupo de Estudos de Imagem, Sonoridades e Tecnologias (GEIST/UFSC).

Downloads

Publicado

2018-07-11