O corpóreo e a erupção da bestialidade em Carne e Sozinho Contra Todos, de Gaspar Noé // The bodily and the eruption of bestiality in Meat and I Stand Alone, by Gaspar Noé

Autores

  • Josette Alves de Souza Monzani Universidade Federal de São Carlos
  • Mario Sergio Righetti UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i3.25975

Palavras-chave:

Cinema do corpo, Imagens hápticas, Gaspar Noé // Body Cinema, Haptic images, Gaspar Noé

Resumo

Resumo: Procura-se apontar de que modo os procedimentos estéticos do diretor franco-argentino Gaspar Noé acabam por realizar uma proposta de cinematografia radical que estabelece uma tensão no compartilhamento sensorial entre o corpo da tela, o corpo da câmera e o corpo do espectador. Carne (1991) e Sozinho Contra Todos (1998) narram a história de vida do Açougueiro, um cidadão à margem da sociedade metropolitana francesa, marcada por represamentos afetivos que o comprimem e levam a cometer ações bestiais marcadas por ‘enganos’, equívocos que o prejudicarão para sempre.O corpo cinematográfico de Noé faz uso da imagem e do som hápticos, trilhando um caminho batailleano - através da transgressão, da sensorialidade e da experimentação do abjeto -, e através deles busca induzir no espectador o que denominamos afeto carnal e corporeidade imanente como forma de pontuar as questões sociais e éticas propostas pelo diretor. Abstract: It is tried to point out how the aesthetic procedures of the French-Argentine director Gaspar Noé end up making a proposal of radical cinematography that establishes a tension in the sensorial sharing among the body of the screen, the body of the camera and the body of the spectator. Meat (1991) and I Stand Alone (1998) chronicle the life history of the Butcher, a citizen on the fringes of French metropolitan society, marked by affective imprisonments that compel him to commit bestial actions marked by ‘mistakes’, mistakes that will do him harm forever. The cinematographic body of Noé makes use of haptic image and sound, traversing a Bataillean path - through transgression, sensoriality and experimentation of the abject - and by them seeks to induce in the viewer what we call carnal affection and immanent corporeity as a way of punctuating the social and ethical questions proposed by the director.

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Biografia do Autor

Josette Alves de Souza Monzani, Universidade Federal de São Carlos

Artigo da Profa. Dra. Josette Monzani, em co-autoria com o Prof. Me. Mario Sergio Righetti. Josette Monzani é professora de cinema do Bacharelado e do Mestrado em Imagem e Som da UFSCar, SP, BR, com Pós-Doutorado em Cinema pela ECA-USP, SP. Coordena o grupo de pesquisa "Cinema e Comunicação" do CNPq. Tem livros e artigos publicados sobre processos de criação audiovisual e de transcriação da literatura e das artes no cinema. Josette Monzani is a Professor of Cinema of the Bachelor's and Master's Degree in Image and Sound at UFSCar, São Paulo, Brazil, with Post-Doctorate in Cinema from ECA-USP, SP. She coordinates the research group "Cinema and Communication" of CNPq. She has books and articles published on processes of audiovisual creation and on transcription of literature and the arts in cinema.

Mario Sergio Righetti, UFSCar

Prof. Me. Mario Sergio Righetti é Pós-graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), SP, onde recentemente realizou a dissertação de mestrado "Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé", como bolsista CAPES. Atualmente se dedica às linhas de pesquisa sobre o cinema do corpo e o cinema das sensações. Atuou como coordenador de produção do Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar, desenvolvendo projetos de divulgação científica por meio da arte eletrônica, de instalações interativas e de mídia educação. Foi idealizador e curador do CineLAbI, cineclube com ênfase nas relações entre o cinema e a divulgação científica. Na área cultural foi produtor e curador do Festival Contato - Festival Multimídia Colaborativo, realizado pela UFSCar, de 2008 à 2014. É artista visual e VJ (vídeo jockey). Prof. Ms. Mario Sergio Righetti is a postgraduate in Image and Sound from the Federal University of São Carlos (UFSCar), SP, where he recently completed his master's thesis "Expose the body to reveal the flesh: from sensations to thought in Gaspar Noé's Irreversible" as a CAPES Fellow. He is currently engaged in research on the cinema of the body and the cinema of sensations. Acted as production coordinator of the Open Laboratory of Interactivity for Dissemination of Scientific and Technological Knowledge (LAbI) of UFSCar, developing projects of scientific dissemination through electronic art, interactive installations and media education. He was the founder and curator of CineLAbI, a movieclub with an emphasis on the relationship between cinema and scientific dissemination. In the cultural area he was a producer and curator of the Contact Festival - Collaborative Multimedia Festival, realized by UFSCar from 2008 to 2014. He is a visual artist and VJ (video jockey).

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Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos