Corpos, afetos e interações: imagens de viajantes tatuados no Instagram // Bodies, affections and interactions: tattooed travellers images on Instagram

Autores

  • Lucas Gamonal Barra de Almeida Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro // Faculdade Senac Minas
  • Denise da Costa Oliveira Siqueira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.25956

Palavras-chave:

corpo, construção das emoções, tatuagem

Resumo

Em uma perspectiva cultural, o corpo é produtor e revelador de diferentes sentidos, afetos, elemento da interação social. Da pele emergem registros e representações, notadamente com as tatuagens. As marcas gravadas na pele são signos de identidades, pertencimentos e distinções. Neste artigo buscamos observar como tais marcas, especialmente as associadas a viagens, podem estar conectadas à exaltação de experiências vividas e à materialização de emoções, assim como podem tornar-se formas de distinção social. Com objetivo de promover o debate acerca desse contexto rico em significados, exploramos os resultados da busca pela hashtag #traveltattoo no Instagram, com foco em três perfis. Como resultado, encontramos narrativas que envolvem a performance dos corpos na expressão das emoções, textos e imagens associados à coragem, liberdade e singularidade. Para fundamentar a construção do texto, trabalhamos com uma leitura da antropologia das emoções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Gamonal Barra de Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro // Faculdade Senac Minas

Doutorando em Comunicação (PUC-Rio), Mestre em Comunicação (UFJF) e Bacharel em Turismo (UFJF). Professor da Faculdade Senac Minas e integrante dos grupos de pesquisa "Corps: Corpo, representação e espaço urbano" e "JuX: Juventudes cariocas, suas culturas e representações midiáticas". Doctoral Candidate in Communication (PUC-Rio) and Teacher at Senac Minas College.

Denise da Costa Oliveira Siqueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP), com estágio pós-doutoral em Sociologia (Université Paris-Descartes). Professora associada do programa de pós-graduação em Comunicação da UERJ. Pesquisadora do CNPq e líder do grupo de pesquisa Corps: corpo, representação e espaço urbano. Ph.D. in Communication Sciences (ECA/USP), with postdoctoral internship in Sociology (Université Paris-Descartes). Associate Professor at the Communication Postgraduate Program of UERJ.

Downloads

Publicado

2018-07-11