Transformações no sentido de trauma: uma análise das manifestações do discurso terapêutico no programa Encontro com Fátima Bernardes // Transformations in the meaning of trauma

Autores

  • Igor Sacramento Fiocruz/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i3.25186

Palavras-chave:

televisão, talk show, trauma, discurso terapêutico, autoestima.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as manifestações do discurso terapêutico no Encontro com Fátima Bernardes entre 2012 e 2015. Por meio da pesquisa no acervo digital do programa no período, tomou-se como corpus de análise as inserções com a participação de especialistas da área de saúde (médicos, psicólogos e psicanalistas). Nesse ponto, o artigo busca especificar os modos de definição e classificação determinadas experiências ordinárias como traumáticas. A abordagem analítica do material coletado é a etnografia da produção midiática, que busca observar a materialização de determinados valores culturais em produtos, rotinas e processos de uma dada mídia. Numa cultura marcada pelo discurso terapêutico, o trauma se reinscreve como aquilo que se supera, afirmando capacidade individual de autoestima e de autoaprimoramento. No programa, os sofredores devem ser exemplos de sobrevivência aos infortúnios da vida cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Sacramento, Fiocruz/UFRJ

Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Laces/Icict/Fiocruz), onde é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPIGCS). Na UFRJ, é pesquisador do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM/UFRJ).

Downloads

Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos