Sob nova direção? A publicidade na era da programação e o publicitário deslocado // Under new management? The advertising in the programming era and the advertiser outsider
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i2.24407Palavras-chave:
Publicidade, Leo Burnett, Consumo.Resumo
Este artigo propõe uma discussão sobre o ato de protesto simbólico dos funcionários da agência Leo Burnett de Chicago em que os funcionários cobriram o nome do seu fundador na fachada do prédio da agência com uma folha de papel onde lia-se “Marcel”. O protesto ocorreu após a proibição da participação da agência em premiações e festivais do setor, em favorecimento dos investimentos destinados à implantação da plataforma de inteligência artificial Marcel. Ao analisar a atitude dos publicitários da agência sob o viés da teoria crítica, é possível observar que as agências já vêm passando por um processo de automatização desde a década de 1970 e que essa medida apenas consolida um cenário que favorece a cultura da eficácia e o enfraquecimento da criatividade nos processos, cenário este que grande parte dos publicitários endossou até o presente momento. A própria agência Leo Burnett destaca-se nesse cenário com a sistematização da sua plataforma de trabalho através dos métodos de avaliação intitulado de GPC.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.