Heróis corajosos e vilões invisíveis: mitos e símbolos arquetípicos em narrativas sobre Chernobyl // Brave heroes and invisible villains: myths and archetypal symbols in Chernobyl documental narratives

Autores

  • André Azevedo da Fonseca Universidade Estadual de Londrina http://orcid.org/0000-0001-6439-8765
  • Jessica Maria Pires Martins Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i1.23738

Palavras-chave:

Chernobyl, Análise fílmica, Arquétipos, Mito.

Resumo

O desastre nuclear na usina de Chernobyl em 1986 provocou enorme tensão internacional. Ao recuperar na imaginação social o temor histórico de que a energia atômica poderia causar a destruição do planeta, a circunstância despertou uma série de discursos que passaram a atribuir um sentido mítico à catástrofe. Para investigar a ocorrência dessas mitologias, a pesquisa delimitou a análise e examinou um conjunto de imagens presentes nos documentários The Battle of Chernobyl (2006) e Inside Chernobyl (2012). A partir de análise fílmica, sob a perspectiva teórica dos arquétipos e dos estudos de mitologia, identificamos um conjunto coerente de imagens simbólicas empregadas de modo deliberado nestes filmes. Observamos que as imagens arquetípicas do céu e do inferno, assim como as figuras do monstro, do herói sagrado, do vilão demoníaco e do velho homem sábio foram recursos discursivos utilizados de forma explícita para atribuir uma conotação mitológica à narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Azevedo da Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Professor adjunto no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em História (Unesp) com pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ)

Jessica Maria Pires Martins, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos