Celebridades religiosas, influência e presença digital: evangelização na rede // Religious celebrities, influence and digital presence: web evangelization

Autores

  • Adriana do Amaral Freire UFPE-UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i2.23403

Palavras-chave:

Celebridades religiosas. Mídias Digitais. Marketing religioso.

Resumo

Este artigo propõe analisar a expressão celebridade religiosa, tomando definições já existentes de como se constitui uma celebridade midiática tradicional e comparando as características dessas com o perfil de líderes religiosos e midiáticos. Observa-se que líderes religiosos contemporâneos estão cada vez mais se inserindo nas mídias tradicionais e utilizando as mídias digitais como espaço de promoção das suas imagens e conquista de novos fiéis. Quando uma celebridade religiosa torna-se presente no espaço das mídias digitais ela passa a exercer uma influencia, agora em ambiente on-line. Neste artigo combinamos métodos de levantamento bibliográfico e netnográfico para demonstrar o conceito de celebridade religiosa e para expor um pouco de como é a participação digital de um líder religioso moderno. A pesquisa resgata as teorias de autores como Alpion (2007) e Zovin (2010) para conceituar “celebridade” e apresenta um pouco da ação digital do padre Fábio de Melo, para ilustrar o conceito de celebridade religiosa. Verifica-se que os perfis digitais do padre Fábio de Melo ajudam a compor a sua imagem de celebridade religiosa, além de promoverem a sua autoimagem, atraem milhares de seguidores que interagem diariamente com os seus perfis nas redes sociais digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana do Amaral Freire, UFPE-UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM/Universidade Federal de Pernambuco - UFPE – BR. Doutorando Sanduíche na Boulder University of Colorado – US. Graduada em Comunicação Social pela UNICAP. Professora nas áreas de Comunicação, Marketing e Jornalismo Faculdade Joaquim Nabuco.

Downloads

Publicado

2018-10-07

Edição

Seção

Artigos