Transformações na estratégia do @jornalnacional no Twitter: Um panorama comparativo do perfil em 2014 e em 2016 // Transformations in the @jornalnacional's strategy on Twitter: a comparative overview of the profile in 2014 and 2016

Autores

  • Liliane Maria de Oliveira Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Soraya Maria Ferreira Vieira Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i3.23397

Palavras-chave:

Palavras-chave, Convergência midiática. Jornal Nacional. Twitter.

Resumo

Resumo Essa pesquisa busca investigar de que modo o conceito emergente da convergência midiática está sendo praticado pelo Jornal Nacional em seu perfil na rede social Twitter. Na atualidade este fenômeno tem provocado uma mudança considerável na relação já existente de consumo dos produtos jornalísticos tradicionais. Cada vez mais, percebe-se o estímulo à interação pelas redes sociais afim de incorporar esse novo público advindo das redes. Além disso, a televisão, assim como os demais veículos de comunicação pré-digitais, está passando por um processo de reconfiguração para se adaptar ao novo fluxo comunicacional proposto pelo uso da internet e pela interação pelas múltiplas telas. Para compor o panorama comparativo foram utilizados dados colhidos em 2014 e em 2016 do perfil @jornalnacional, no Twitter. Para a coleta e organização dos dados gerados no período de análise foi utilizada a plataforma de análise de mídias Opsocial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Maria de Oliveira Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduada em Comunicação e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFJF) da linha de pesquisa Estética, Redes e Linguagens. --------------------------------------------------- Graduated in Communication and Master's Degree in the Postgraduate Program in Communication (PPGCOM-UFJF) of the research line Aesthetics, Networks and Languages.

Soraya Maria Ferreira Vieira, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professora associada da Faculdade de Comunicação – UFJF. Pós-Doutoranda do TIDD – Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. ------------------------------------------------------- Associate Professor at the Faculty of Communication - UFJF. Post-Doctorate of the TIDD - Post-graduation Program in Technology of Intelligence and Digital Design of PUC-SP.

Downloads

Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos