As discussões sobre a décima temporada de The X-Files na social TV: uma análise do backchannel da décima temporada // The X-Files discussions on social TV: an analysis of the 10th season backchannel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i1.23386

Palavras-chave:

Social TV, The X-Files, Laço Social

Resumo

Marcada pela convergência da experiência televisiva com as novas mídias, a social TV se refere ao compartilhamento de conteúdos feito através das redes sociais e dos aplicativos de segunda tela de maneira síncrona ao fluxo televisivo. O fenômeno possibilita novas apropriações, subversões e amplificações do watercooler, isto é, a intermediação da conversação por plataformas digitais permite a interação em tempo real entre os telespectadores interagentes, ressignificando a experiência compartilhada. A partir deste contexto, este artigo tem o objetivo de refletir de que forma a social TV reforça o conceito de laço social de Wolton (1996) e engendra novas possibilidades à experiência televisiva. Para a discussão dessa questão, analisamos os conteúdos compartilhados pelo público no Twitter durante a exibição da décima temporada da série The X-Files. Concluímos que o fenômeno propicia a colaboração, o aprofundamento e a expansão em torno do universo ficcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Arte e Literacia Midiática da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva da Universidade Federal do Amapá. Pesquisadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e Rede brasileira de pesquisadores de ficção televisiva (Obitel). Master in communication from the Federal University of Juiz de Fora. Member of the Research Group on Networks, Immersive Environments and Languages (UFJF) and researcher of the Ibero-American Observatory of Television Fiction.

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com estágios nas Universidades Autônoma de Barcelona, Dublin Trinity College e Algarve. Pós doutora pela Universidade do Algarve em Portugal. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisadora da rede Obitel Brasil/UFJF. Master and PhD in Communication and Semiotics at PUC-SP, with internships at Autonomous Universities in Barcelona, Dublin Trinity College and Algarve, researcher at the Ibero-American Observatory of Television Fiction.Professor and coordinator of the Graduate Program in Communication at UFJF.

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos