Sofar Sounds e controvérsias da música ao vivo: aproximações entre Teoria do Ator-Rede e o estudo da música na comunicação // Sofar Sounds and live music controversies: approaches between the Network Theory and the study of music in communication

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i3.23361

Palavras-chave:

Teoria do Ator-Rede, Música ao vivo, Sofar Sounds.

Resumo

O presente artigo discute, de maneira crítica, preceitos teóricos da Teoria do Ator-Rede a partir de sua aplicabilidade – bem como seus possíveis limites – ao estudo da música ao vivo na área da Comunicação. O objetivo central aqui é – a partir de um estudo de caso da formação do Sofar Sounds (coletividade dedicada à produção de shows em configurações intimistas) – pensar a articulação da música e seu segmento ao vivo enquanto rede. Através desse estudo é possível perceber, também, como o surgimento da própria rede se dá a partir do questionamento dos modos de produção e consumo de concertos estabelecidos em contextos tradicionais e como a construção desse fenômeno se materializa em suas controvérsias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor De Almeida Nobre Pires, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Sertão. Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (2011) e Mestrado em Comunicação pelo PPGCOM/UFPE (2013). Membro do Laboratório de Análise de Música e Audiovisual (LAMA/UFPE), coordenado pelo Prof. Dr. Jeder Janotti Jr.

Downloads

Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos