De vítimas, testemunhos e memórias: composições da narrativa do trauma no documentário Atos dos Homens // Victims, testimonies and memories: compositions of the narrative of the trauma in the documentary Atos dos Homens

Autores

  • Gustavo Souza Unip

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i3.22774

Palavras-chave:

Documentário. Testemunho. Trauma.

Resumo

Atos dos homens (Kiko Goifman, 2006) é um documentário que trata da vida na Baixada Fluminense, especialmente nas cidades de Nova Iguaçu e Queimados, após uma chacina encabeçada por policiais militares que resultou na morte de 29 pessoas. Por meio desse filme, este trabalho quer debater as composições de narrativas do trauma no documentário brasileiro, concentrando-se na análise de testemunhos e depoimentos fornecidos pela “ralé brasileira” (SOUZA, 2009). O texto está dividido em duas partes: a primeira se volta para o papel da narrativa na discussão sobre o cinema documental e para o conceito de trauma apontado pelo corpus. Num segundo momento, identifica e discute os subsídios para constituição dessa narrativa, em que se sobressai a revisão da noção de vítima, as lacunas do testemunho e a formação de uma memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Souza, Unip

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista. Pós-doutor pela UFSCar. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Downloads

Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos