A morte em tempos de rede social digital: Facebook e o fim da vida pela ótica dos usuários//Death in times of digital social network: Facebook and the end of life from the users point of view

Autores

  • Heryck Luiz Jacob Sangalli Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • José Antonio Martinuzzo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i3.22518

Palavras-chave:

Morte, Rede Social Digital, Facebook.

Resumo

Esta pesquisa faz parte de um estudo mais ampliado sobre a morte nas redes sociais digitais. O objetivo deste artigo é entender a percepção dos usuários do Facebook em relação aos conteúdos relativos à morte que circulam no referido site de rede social. Primeiramente, visamos a identificar e, em seguida, articular os pontos centrais de nosso arcabouço teórico: as representações da morte ao longo do tempo e o desenvolvimento das redes sociais digitais na atual sociedade midiatizada – espaço onde as representações sobre o fim da vida se reciclam e se transformam. Com essa base, o recurso metodológico da pesquisa empírica foi um questionário online aplicado aos usuários do Facebook, disponibilizado entre 4 e 25 de outubro de 2016. A nossa amostragem foi obtida a partir da reposta de 873 voluntários, que responderam 18 questões. O objetivo foi entender a percepção e a concepção de morte para pessoas que vivenciam e estão inseridas no infoterritório midiatizado do Facebook. Assim, os resultados obtidos evidenciaram que a morte está amplamente presente no cotidiano de quem utiliza o Facebook. Também pudemos verificar questões ligadas aos contextos em que surgem tais conteúdos relacionados à morte e sua circulação em rede, bem como entender a perspectiva de quem vivencia esse tipo de postagem na plataforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heryck Luiz Jacob Sangalli, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestre em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), graduado em Comunicação Social (UFES). Pesquisador nos grupos de pesquisa Laboratório de Comunicação e Cotidiano (ComC) e Sociedade Midiatizada e Práticas Comunicacionais Contemporâneas.

José Antonio Martinuzzo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor Doutor no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades, na mesma instituição. Lidera os grupos de pesquisa Laboratório de Comunicação e Cotidiano (ComC) e Sociedade Midiatizada e Práticas Comunicacionais Contemporâneas.

Downloads

Publicado

2017-02-03

Edição

Seção

Artigos