Usos da internet como meio de comunicação e fonte de informação por idosos // Uses of the internet as a communication medium and information source by elderly

Autores

  • Rafael Foletto Universidade Federal de Santa Maria
  • Rejane Beatriz Fiepke Universidade Federal de Santa Maria.
  • Eduarda Wilhelm Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i2.21504

Palavras-chave:

Midiatização, Internet, Idosos.

Resumo

O presente artigo consiste em um estudo que visa investigar as características de uso da internet por idosos do município de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul. Também buscamos compreender a forma com que esta tecnologia impacta no consumo de meios de comunicação por esse grupo, atravessada pelos processos de midiatização. A perspectiva teórica desta pesquisa está fundamentada no conceito de midiatização a partir das ideias de autores como Verón (1997, 2001), Fausto Neto (2006) e Sodré (2007), que discorrem acerca dos processos de inserção da mídia e do seu papel nos distintos contextos sociais. O viés metodológico se constitui a partir de questionário e entrevistas com sujeitos de grupos da terceira idade do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Foletto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen.

Rejane Beatriz Fiepke, Universidade Federal de Santa Maria.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Comunicação Social – Hab. Jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen. Bolsista do projeto de pesquisa “A política de línguas dos meios de comunicação no Mercosul: um estudo com base em jornais de fronteira”.

Eduarda Wilhelm, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Comunicação Social – Hab. Jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen.

Downloads

Publicado

2018-10-07

Edição

Seção

Artigos