Jornalismo na ambiência das mídias sociais digitais: apropriação de características do Facebook em postagens de jornais brasileiros//Journalism in the ambience of digital social media: Facebook’s appropriation features in brazilian newspaper posts

Autores

  • Luciana Menezes Carvalho UFSM
  • Eugenia Mariano da Rocha Barichello UFSM

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i3.20652

Palavras-chave:

Jornalismo Digital. Ambiência Digital. Mídias Sociais Digitais. Ecologia dos Meios. Facebook.

Resumo

A partir da perspectiva sociotécnica da Ecologia dos Meios, as mídias são mais do que suportes, constituindo-se em ambiências com características que se desenvolvem na interação entre tecnologia e apropriações dos usuários. Assim, compreende-se que o jornalismo, ao se apropriar de um meio, adapta-se às suas lógicas. Na ambiência das mídias sociais digitais, características como hipertextualidade, multimidialidade, linguagem informal e conversacional, promocionalidade, participação e autorreferencialidade são apropriadas de modos distintos por parte das organizações jornalísticas em suas publicações. Neste texto, que integra uma pesquisa mais ampla, é descrita uma observação exploratória em dois corpora, de 2014 e 2015, constituídos de postagens de quatro jornais brasileiros em suas páginas no Facebook. São encontradas 19 características que podem ser atribuídas às lógicas das mídias sociais digitais no conjunto das publicações. Os resultados identificam uma adaptação maior a essa ambiência nos jornais Estadão e Zero Hora, em 2014. Entretanto, em 2015, Zero Hora é o que se apropria de mais características, seguido da Folha e do Estadão. Constata-se que O Globo demonstra um processo mais retraído de inserção nas lógicas dessas mídias nos períodos analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Menezes Carvalho, UFSM

Professora adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação do Campus da UFSM em Frederico Westphalen. Doutora em Comunicação Midiática (UFSM).

Eugenia Mariano da Rocha Barichello, UFSM

Professora titular no Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM. Doutora em Comunicação (UFRJ), pós-doutora pela University College London (UK)

Downloads

Publicado

2017-02-03

Edição

Seção

Artigos