Processos interculturais em Baby do Brasil: caminhos para compreender o trânsito da cantora entre o gospel e o secular//Intercultural processes of Baby do Brasil: ways to understand the singer's transit between gospel and secular music

Autores

  • Isabella Pichiguelli Universidade de Sorocaba, UNISO
  • Míriam Cristina Carlos Silva Universidade de Sorocaba, UNISO

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i3.18330

Palavras-chave:

Baby do Brasil, música gospel, música secular,

Resumo

Esse artigo tem como objetivo compreender de que modo se dá a mistura de elementos distintos na incorporação que a cantora Baby do Brasil faz de linguagens e práticas da música gospel em seus shows ao retornar à música secular – assim chamada pela maioria dos que são evangélicos no Brasil – interpretando canções de sua carreira com os Novos Baianos e da fase solo, em um processo intercultural. Com base nos conceitos de dialogismo, de Mikhail Bakhtin, e de semiosfera, de Iuri M. Lotman, a pesquisa sugere que uma série de fatores encontrados ao redor do universo da cantora ou na própria história de vida da artista, textos externos e subtextos, permitem a mescla que Baby do Brasil faz de ambientes culturais desde muito separados pelos muros da doutrina evangélica e do mercado musical.

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Biografia do Autor

Isabella Pichiguelli, Universidade de Sorocaba, UNISO

Mestranda em Comunicação e Cultura na Universidade de Sorocaba. Master's Degree in Communication and Culture at the University of Sorocaba

Míriam Cristina Carlos Silva, Universidade de Sorocaba, UNISO

Doutora em Comunicação e Semiótica. Professora no Mestrado em Comunicação e Cultura e líder do NAMI (Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas), na Universidade de Sorocaba. PhD in Communication and Semiotics. Professor in the Master in Communication and Culture and leader of NAMI (Research Group in Media Narratives) at the University of Sorocaba.

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Publicado

2017-02-03

Edição

Seção

Artigos