Elementos de representação simbólica da cultura amazônica no programa Catalendas da TV Cultura - PA // Elements of symbolic representation of Amazon culture in the Catalendas program of TV Cultura - PA

Autores

  • Lucilinda Ribeiro Teixeira Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • NATALY CHAVES PINHEIRO Universidade da Amazônia (UNAMA)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i2.18318

Palavras-chave:

Cultura Amazônica, Catalendas, Representação.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir, sob a ótica dos estudos culturais e da semiótica por Lúcia Santaella em Matrizes da Linguagem e Pensamento (2001), os principais elementos de representação simbólica da cultura Amazônica no Programa Catalendas da TV Cultura- PA. A primeira etapa do trabalho adentra nos conceitos de símbolo e representação, e também no de Cultura Amazônica, para assim compor os aportes necessários à análise. No segundo momento, discorro sobre este audiovisual, veiculado em uma TV pública, na perspectiva de responder ao objetivo da pesquisa. Desse modo, os elementos de representação simbólica evocam sentidos imanentes à cultura e conduzem a um vasto campo de referências que incluem costumes, valores coletivos, tipificações estéticas, comportamentais e expectativas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilinda Ribeiro Teixeira, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Possui doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (1999). Atualmente é professora titular da Universidade da Amazônia (UNAMA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: criação e transformação, apropriação, semiótica e categorias de criação, literatura e criação. É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (mestrado) da UNAMA.

NATALY CHAVES PINHEIRO, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA), foi bolsista CAPES pelo programa PROSUP, na categoria taxa. É professora efetiva da rede municipal de Castanhal-PA.

Downloads

Publicado

2018-10-07

Edição

Seção

Artigos