Possibilidades de aprendizado por meio de séries televisivas: critical thinking em dr. House // Learning possibilities through television series: critical thinking in House m.d.

Autores

  • Renato Luiz Pucci Junior Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i3.18072

Palavras-chave:

Televisão, Aprendizado, Critical thinking

Resumo

Exame do episódio “Clueless”, da 2.ª temporada da série Dr. House (2004-2012), com o objetivo de identificar elementos de critical thinking a que espectadores possam ter sido expostos durante a sua recepção. Ainda que a simples exposição não garanta o aprendizado, a composição audiovisual do produto pode ter facilitado a apreensão da forma argumentativa de que fazem uso os personagens. Em vista do diagnóstico correto, estes se envolvem em rodadas de debate, ou seja, numa sucessão de argumentos e contra-argumentos, conjeturas, falácias e refutações. O episódio possui características que têm por objetivo prender a atenção dos espectadores mesmo em debates herméticos devido ao jargão médico. A pesquisa tem por base a concepção de critical thinking de Robert H. Ennis, fundamentando-se também na psicologia cognitiva quanto a problem solving e insight e, em relação aos estudos de televisão, na metodologia analítica proposta por Jeremy Butler, assim como em sua utilização do conceito de hailing, e em Kristin Thompson quanto à noção de narrativa clássica na ficção televisiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Luiz Pucci Junior, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – ECA/USP. Docente do PPGCOM da Universidade Anhembi Morumbi. Autor de Cinema Brasileiro Pós-moderno: o Neon-realismo (Sulina, 2008) e bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq, PQ 2. Ph.D. in Communication Science, São Paulo University - ECA/USP. Professor at Anhembi Morumbi University - Communication School. Author of Cinema Brasileiro Pós-moderno: o Neon-realismo (Sulina, 2008). Productivity researcher by CNPq - PQ 2.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos