RAUL LAMPIÃO DO CRATO: DIÁLOGOS TRANSVERSAIS ENTRE PRÁTICAS COMUNICATIVAS, MEMÓRIA CULTURAL E NARRATIVAS MIDIÁTICAS // RAUL LAMPIÃO DO CRATO: CROSS DIALOGUES BETWEEN COMMUNICATIVE PRACTICES, CULTURAL MEMORY, AND MEDIA NARRATIVES
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.18007Palavras-chave:
Raul Lampião do Crato. Memória cultural. Narrativas.Resumo
Raul Lampião, personagem interpretado por Antônio Carlos Ricardo da Silva, é uma figura disposta com atributos físicos de Raul Seixas adornado com acessórios do cangaço, típicos do bando de Lampião, que faz uso de um microfone conectado a um carro de som adaptado para realizar serviço publicitário de propaganda volante na cidade do Crato (CE). O presente artigo se propõe a refletir como as práticas comunicativas (THOMPSON, 1998; FRANÇA, 2001) empreendidas por Raul Lampião dialogam com a memória cultural cratense (PINHEIRO, 2010; GRUNSPAN-JASMIN, 2006) e de que maneira suas estratégias de inserção no cotidiano conferem visibilidade ao seu personagem tanto nos meios de expressão popular quanto nos meios de comunicação de massa (CARVALHO, 2005; TRIGUEIRO, 2008). Adotou-se, portanto, como estratégia teórico-metodológica, elencar alguns dos principais traços da cultura popular cratense que foram apropriados por Raul Lampião através de novas experiências de uso. Enraizada na identidade do intérprete, a introjeção do personagem é tão intensa que a análise aponta para uma superposição entre a pessoa e a persona.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.