RAUL LAMPIÃO DO CRATO: DIÁLOGOS TRANSVERSAIS ENTRE PRÁTICAS COMUNICATIVAS, MEMÓRIA CULTURAL E NARRATIVAS MIDIÁTICAS // RAUL LAMPIÃO DO CRATO: CROSS DIALOGUES BETWEEN COMMUNICATIVE PRACTICES, CULTURAL MEMORY, AND MEDIA NARRATIVES

Autores

  • Denisia Souza Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Edgard Patrício Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.18007

Palavras-chave:

Raul Lampião do Crato. Memória cultural. Narrativas.

Resumo

Raul Lampião, personagem interpretado por Antônio Carlos Ricardo da Silva, é uma figura disposta com atributos físicos de Raul Seixas adornado com acessórios do cangaço, típicos do bando de Lampião, que faz uso de um microfone conectado a um carro de som adaptado para realizar serviço publicitário de propaganda volante na cidade do Crato (CE). O presente artigo se propõe a refletir como as práticas comunicativas (THOMPSON, 1998; FRANÇA, 2001) empreendidas por Raul Lampião dialogam com a memória cultural cratense (PINHEIRO, 2010; GRUNSPAN-JASMIN, 2006) e de que maneira suas estratégias de inserção no cotidiano conferem visibilidade ao seu personagem tanto nos meios de expressão popular quanto nos meios de comunicação de massa (CARVALHO, 2005; TRIGUEIRO, 2008). Adotou-se, portanto, como estratégia teórico-metodológica, elencar alguns dos principais traços da cultura popular cratense que foram apropriados por Raul Lampião através de novas experiências de uso. Enraizada na identidade do intérprete, a introjeção do personagem é tão intensa que a análise aponta para uma superposição entre a pessoa e a persona.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denisia Souza Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Jornalista. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará.

Edgard Patrício, Universidade Federal do Ceará

Jornalista, doutor. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Participante do grupo de pesquisa Mídia, Cultura e Política. Journalist, doctor. Professor of Post-Graduation in Communication of Universidade Federal do Ceará. Participant of research group Media, Culture and Politics.

Downloads

Publicado

2017-11-10

Edição

Seção

Artigos