O preconceito e o estigma na cobertura midiática sobre drogas no Rio de Janeiro // The prejudice and stigma in the media coverage about drugs in Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i3.14399Palavras-chave:
traficante, estigma, preconceitoResumo
Este artigo pretende estabelecer uma aproximação entre dois conceitos – preconceito e estigma – a partir de autores que investigam as interações cotidianas. Busca-se, através do “preconceito” e da desconsideração da razão, obter um melhor entendimento sobre a visão estigmatizada de certos grupos. Além disso, pretende-se associar esta reflexão teórica com as estratégias de narrativas do jornal O Globo, em relação à política nacional de drogas. Por fim, a conclusão tentará relacionar estas narrativas, enquanto instâncias produtoras de sentido, com as recentes decisões políticas sobre drogas no Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.