O diário como dispositivo e o efeito de eu no cinema: Akernam e Perlov // Diary as device and the role of self in filmmaking: Akerman and Perlov
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i3.13864Palavras-chave:
cinema diário 1. Chantal Akerman 2. David Perlov 3Resumo
Nesse artigo, nos interessa entender o que está em jogo quando no cinema a dimensão autobiográfica se modula em um filme-diário. É possível pensar a forma “diário” como um dispositivo que garante certas especificidades para a escrita de si no cinema? O que caracteriza esse dispositivo de forma a circunscrever um método de filmagem e de instituição do eu? Pensar o diário como dispositivo nos permite delimitar certas estratégias de filmagem, através da qual a subjetividade é construída em sua forma de aproximação e relação com o mundo e a alteridade. Para testar essa hipótese, e inferir a potência política e histórica que essa prática pode alcançar, trabalhamos com os cineastas David Perlov (Diário 1973-1983) e Chantal Akerman (Là-Bas).Downloads
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