Enteroparasitoses e infecções sexualmente transmissíveis em uma comunidade rural do Baixo Sul da Bahia
um Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i1.53092Palabras clave:
Parasitoses Intestinais, Iinfecções Sexualmente Transmissíveis, População rural, Vulnerabilidade Social.Resumen
Introdução: as parasitoses intestinais e as infecções sexualmente transmissíveis (IST) são problemas de saúde pública no mundo, cuja relação com vulnerabilidade social é evidente. Objetivo: Identificar as enteroparasitoses e IST e relatar a experiência das atividades de campo realizadas por pós-graduandos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na comunidade rural (CR), Camamu, Bahia. Metodologia: estudo descritivo, relato de experiência, sobre o processo de reconhecimento territorial e educação em saúde acerca das enteroparasitoses e IST na CR. Resultados: os moradores se destacaram pela hospitalidade/receptividade para a realização do trabalho. A comunidade é geograficamente coberta por área de vegetação de Mata Atlântica, cortada por um rio e barragem. Todos participantes não dispunham de água tratada e encanada, rede de esgoto e pavimentação e alguns não dispunham de banheiro no domicílio. Os resultados dos exames realizados e a entrega dos medicamentos para aqueles com parasitológico positivo eram entregues na visita seguinte, com auxílio dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Quanto às IST, o tratamento e
acompanhamento foram efetuados pela ESF. Foram oferecidas a CR orientações sobre a prevenção das infecções parasitárias e das IST, além de informações básicas sobre diagnóstico e tratamentos usuais, por meio de oficinas, panfletos, banners e vídeos lúdicos de educação em saúde, pela equipe multidisciplinar do projeto. Aproximadamente 90% dos moradores aderiram a essas atividades. Conclusão: os moradores da CR vivem em situação de vulnerabilidade social e requerem investimentos em políticas de saúde pública que contemplem melhorias na educação em saúde, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos infectados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.