Prevalência do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em uma Escola Pública da cidade de Salvador, BA

Autores

  • Dagoberto Bonavides de Oliveira UFBA
  • Ana Cristina Santana Matos Ragazzo
  • Nilo Manoel Pereira Vieira Barreto
  • Irismar Reis de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i3.18215

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. Criança. Adolescente. Prevalência.

Resumo

Introdução: o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) surge na infância atingindo de 3 a 6% das crianças e adolescentes e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida. Segundo os critérios do DSM-5, o TDAH pode apresentar seus sintomas em três diferentes tipos, incluindo desatenção, hiperatividade-impulsividade ou apresentação combinada entre os dois sintomas referidos. Quando a criança/adolescente apresenta sintomas predominante do tipo desatento, há maiores prejuízos de aprendizagem. Na apresentação predominantemente hiperativa/impulsiva, o indivíduo apresenta maior prejuízo nas interações sociais. Na apresentação combinada, o prejuízo incide tanto na aprendizagem como nas interações sociais. Objetivo: verificar a prevalência do TDAH em crianças e adolescentes em uma escola pública na cidade de Salvador, estado da Bahia. Metodologia: estudo de prevalência de TDAH realizado no ano de 2016. A população foi composta por alunos cursando do 6ª ao 9ª ano do ensino fundamental II, com idades entre 10 a 17 anos. Resultados: do total de uma população de 363 alunos, fizeram parte do estudo 265. Foi verificada uma prevalência de TDAH na ordem de 16,6%. A prevalência entre os sexos foi na proporção de 1,6:1 entre feminino e masculino. Neste estudo foi observada maior prevalência de TDAH, com subtipo desatento, em estudantes do sexo feminino e no subtipo hiperatividade, em estudantes masculinos.  Conclusão: o estudo presente corrobora com as pesquisas recentes sobre as altas taxas de prevalência, o que demonstra necessidade de intervenções eficazes para a população infanto-juvenil.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dagoberto Bonavides de Oliveira, UFBA

Psicólogo. Mestrando em Processos Interativos dos Orgãos e Sistemas pela Universidade Federal da Bahia.(UFBA)

Ana Cristina Santana Matos Ragazzo

Psicóloga. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Doutoranda em Processos Interativos dos Orgãos e Sistemas pela UFBA.

Nilo Manoel Pereira Vieira Barreto

Enfermeiro. Mestrando em Processos Interativos dos Orgãos e Sistemas pela UFBA

Irismar Reis de Oliveira

Médico Psiquiatra. Doutor em Medicina e Saúde. Docente e Professor titular aposentado pelo Departamento de Neurociências e Saúde Mental. Faculdade de Medicina, UFBA.

 

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Oliveira, D. B. de, Ragazzo, A. C. S. M., Barreto, N. M. P. V., & Oliveira, I. R. de. (2016). Prevalência do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em uma Escola Pública da cidade de Salvador, BA. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 15(3), 354–358. https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i3.18215

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>