Habilidades funcionais de crianças e adolescentes com doenças hepáticas crônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i1.53982

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, incapacidades do desenvolvimento, doença hepática terminal

Resumo

Introdução: a doença hepática pode impactar no crescimento e desenvolvimento infantil, além de alterar a rotina das crianças e dos familiares. Objetivo: descrever as habilidades funcionais de crianças/adolescentes com hepatopatias crônicas. Metodologia: estudo seccional, descritivo e exploratório, realizado entre novembro/2018 a março/2020 no Centro Pediátrico de Hepatologia, referência no estado da Bahia, Brasil. Avaliou-se crianças/adolescentes com hepatopatias de seis meses a dezessete anos com fígados nativos (FN) ou transplantados (TxH) em atendimento ambulatorial, com auxílio de seus responsáveis legais. Aplicou-se um questionário para avaliação do perfil clínico e sociodemográfico. As habilidades funcionais foram avaliadas pelo Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade Testagem Computadorizada Adaptativa, versão rápida (PEDI-CAT), para os domínios: atividades de vida diária, mobilidade, domínio social e cognitivo, além da responsabilidade para maiores de 6 anos. Resultados: Das 73 crianças e adolescentes avaliadas, 56,2% era do sexo feminino e a maioria 79,5% possuía FN. Cerca de 53,4% e 46,6% tinha mais e menos que 6 anos, respetivamente. Em indivíduos com FN menores de 6 anos, os escores normativos (atividades de vida diária, mobilidade e do social-cognitivo) foram de 60,80±8,49, 58,67±10,63 e 49,13±6,54, respetivamente. Em TxH, foram de 53,00±4,08, 48,00±4,24, e 50,00±2,16, respetivamente. Para as crianças/adolescentes com FN maiores de 6 anos, é acrescido o domínio de responsabilidade, sendo encontrado valores de 51,12±10,71, 37,96±15,75, 39,08±12,69 e 49,84±11,87. Naquelas com TxH, foram encontrados 50,55±8,28, 34,55±22,38, 40,27±11,31, 49,82±8,75. Conclusão: as crianças/adolescentes com hepatopatias crônicas não apresentaram prejuízos em suas habilidades funcionais e se mostraram capazes de aprender e executar suas atividades diárias.

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Biografia do Autor

Nilo Manoel Pereira Vieira Barreto , Universidade Federal da Bahia

Doutor em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, https://orcid.org/0000-0002-1397-1362, nilomanoel@gmail.com, Universidade Federal da Bahia (Salvador), Bahia, Brasil.)

Daiana de Jesus da Silva, Centro Universitário UniFAMEC

Pós graduanda em fisioterapia na UTI neonatal e pediátrica na InterFISIO, Fisioterapeuta pelo Centro Universitário UniFAMEC, https://orcid.org/0000-0001-9555-2518, daiana.07@outlook.com, Centro Universitário UniFAMEC (Camaçari), Bahia, Brasil.)

Cássio Magalhães da Silva e Silva, Universidade Federal da Bahia

Cássio Magalhães da Silva e Silva (Professor adjunto na Universidade Federal da Bahia, https://orcid.org/ 0000-0002-9119-5418, cassioms@ufba.br, Universidade Federal da Bahia (Salvador), Bahia, Brasil.)

Luciana Rodrigues Silva, Universidade Federal da Bahia

Luciana Rodrigues Silva (Professora titular da Universidade Federal da Bahia,  https://orcid.org/0000-0003-2995-8581, lupe.ssa@uol.com.br, Universidade Federal da Bahia (Salvador), Bahia, Brasil.)

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

Santos, J., Barreto , N. M. P. V. ., Silva, D. de J. da, Silva, C. . M. da S. e, & Silva, L. R. . (2024). Habilidades funcionais de crianças e adolescentes com doenças hepáticas crônicas. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 23(1), 134–139. https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i1.53982

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