Frequência do Papilomavírus Humano Oncogênico em Mulheres Atendidas no Centro de Oncologia da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i4.51145Keywords:
Papilomavírus humano. HPV. Câncer cervical. Biologia molecular. PCR em tempo real.Abstract
Introdução: a carcinogênese cervical está relacionada com o papilomavírus humano (HPV). Dos tipos oncogênicos do HPV, os subtipos 16 e 18, são os mais frequentes, contribuindo para o desenvolvimento de malignidade, por promoverem a interrupção do controle normal do ciclo celular. Objetivo: calcular a frequência dos tipos de HPV oncogênicos e verificar o grau de acurácia da citologia e da colposcopia, comparadas à técnica de reação em cadeia em polimerase. Metodologia: inquérito epidemiológico descritivo, seccional, realizado entre março de 2018 e setembro de 2019, na técnica de reação de cadeia em polimerase, obtida mediante consulta ao banco de dados do LACEN-BA, em 114 mulheres atendidas no CICAN-BA, com lesão intraepitelial escamosa cervical de alto grau e (ou) carcinoma epidermoide invasor do colo uterino, cujos dados foram extraídos dos prontuários, ademais dos dados sociodemográficos e dos resultados dos exames de colpocitologia, lançados em uma ficha de investigação padrão. Procedeu-se à revisão de literatura nas
seguintes base de dados: Science Direct, SciELO, PubMed e Ministério da Saúde do Brasil, no período de 1980 a 2020, tendo como critério de inclusão revistas em português e inglês, cujos títulos coincidem com o tema da pesquisa. Excluíram-se artigos repetidos e estudos de HPV fora do colo do útero. Calculou-se a frequência relativa da presença de HPV oncogênico e os indicadores de acurácia. Resultados e discussão: constatou-se que 81 mulheres (71%) se apresentaram positivas para os genes oncogênicos, obtendo-se uma frequência global de HPV de 35,1%; dessas, em 13,1% estão relacionados ao HPV 16, e 1,8% se referem ao 18. Conclusão: encontrou-se uma frequência elevada de HPV oncogênico na amostra estudada e uma alta frequência de falsos negativos da citologia e colposcopia, comparativamente à técnica de reação de cadeia em polimerase.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Journal of Medical and Biological Sciences
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.