Ocorrência do bullying e sua correlação com as escalas psicométricas SCARED e CDI, o consumo de álcool e a automutilação em escola pública municipal de Salvador, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i3.24388Keywords:
Bullying. Violência. Adolescente. Instituição Acadêmica. Escala psicométrica.Abstract
Introdução: bullying ocorre entre 5% e 35% dos estudantes, podendo gerar psicopatologias. Objetivos: verificar a incidência de “prática” e “vitimização” por bullying e correlações com as escalas SCARED e CDI; álcool; “pensamentos de ferir-se” e “comportamentos de ferir-se de propósito”. Metodologia: foi realizado cálculo da ocorrência da forma direta de agressão em setenta e um escolares, com idade entre doze e dezessete anos, no contexto de estudo oferecendo treinamento baseado na Terapia Cognitiva Processual. Foi também calculada a correlação de Pearson e a análise de regressão linear, bem como a estatística descritiva da amostra (média e desvio padrão). Resultados: 54,93% eram meninas. Idade média: 13.92 anos. Meninos praticaram mais e meninas sofreram mais bullying. 56,35% reportaram envolvimento com agressão: 35,22% como vítimas, 21,13% como agressores e 14,09% como vítimas/agressores. “Pensar em ferir-se” e “ferir-se de propósito” possuem correlação moderada e positiva com a prática de bullying e a escala SCARED apresentou associação fraca, mas significativa com o sofrer bullying. A análise de regressão mostrou que: 1) “pensar em ferir-se” tem possibilidade de predizer significantemente a prática de bullying e explica 15% de sua variância; 2) “ferir-se de propósito” tem potencial para predizer a prática da agressão, explicar 18% de sua variância e para predizê-la significativamente. A Scared associada com sofrer bullying explica 9% da variância e foi capaz de predizer o sofrer bullying. Não houve correlação com CDI e uso de álcool. Conclusão: a ocorrência de violência na escola é alta, sugerindo-se psicoeducação sobre bullying no ambiente escolar, tanto para os pais quanto para a população em geral.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.