Reflexões sobre a prática clínica supervisionada em cursos de especialização em terapia cognitiva-comportamental no Brasil

Autores

  • Michella Lopes Velasquez UFBA
  • Célia Regina Thomé
  • Irismar Reis de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i3.14985

Palavras-chave:

Terapia cognitiva-comportamental. Supervisão clínica. Competência clínica

Resumo

Introdução: a qualidade do tratamento oferecido em psicoterapia tornou-se um grande desafio para cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia. Dados promissores sugerem que a supervisão clínica tem um efeito positivo no desenvolvimento e manutenção de competências terapêuticas, reforçando a relevância de pesquisas sobre os elementos associados a uma maior eficácia na supervisão clínica, bem como a investigação de alternativas para disseminação da prática clínica supervisionada de boa qualidade. Objetivo: este estudo visa contribuir para uma maior compreensão do processo através do qual as competências terapêuticas são construídas na supervisão clínica em terapia cognitiva-comportamental (TCC) em cursos de formação no Brasil. Metodologia: todas as instituições regularmente credenciadas junto ao MEC que oferecem cursos de pós-graduação em TCC, que concordaram em participar do estudo, responderam a um questionário eletrônico, sem identificação do respondente, contendo questões gerais e específicas sobre a prática clínica supervisionada em TCC e sobre o desenvolvimento profissional do supervisor clínico. Resultado: todos os cursos oferecem sessões de supervisão em grupo, geralmente mensais, com pelo menos 75 horas da carga horária do curso dedicadas a supervisão clínica em 61,54% das instituições. A maioria dos participantes não relatou o uso de uma estrutura de supervisão. O desempenho dos alunos em supervisão é regularmente avaliado na maioria dos cursos (84,62%), embora a avaliação dos supervisores seja menos frequente e estruturada (53,85%), assim como a prática de meta-supervisão (23,08%). Conclusão: em tempos de prática baseada em evidências, dados mais robustos sobre a eficácia do treinamento de supervisores e seu impacto na construção e manutenção de habilidades terapêuticas podem apoiar futuras práticas para aumentar a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes em todo o mundo.

 

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Biografia do Autor

Michella Lopes Velasquez, UFBA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação, Instituto de Ciência da Saúde da Universidade  Federal  da  Bahia

Célia Regina Thomé

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação, Instituto de Ciência da Saúde da Universidade  Federal  da  Bahia

Irismar Reis de Oliveira

Doutor em Medicina. Departamento  de  Psiquiatria,  Faculdade de Medicina,  Universidade  Federal  da  Bahia.

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Publicado

2015-02-18

Como Citar

Velasquez, M. L., Thomé, C. R., & Oliveira, I. R. de. (2015). Reflexões sobre a prática clínica supervisionada em cursos de especialização em terapia cognitiva-comportamental no Brasil. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 14(3), 331–337. https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i3.14985

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