Ocorrência do bullying entre alunos de uma escola pública do município de Salvador, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i3.14975Palavras-chave:
Bullying. Violência. Adolescente. Instituições acadêmicasResumo
Introdução: o bullying ocorre entre 5% e 35% dos escolares, gerando prejuízos imediatos e duradouros. Objetivo: verificar a frequência do bullying numa escola pública municipal de Salvador. Metodologia: estudo sobre a ocorrência de agressões entre estudantes, através de questionários aplicados em 348 escolares, com idades entre 10 e 17 anos, no contexto de um estudo oferecendo treinamento baseado na Terapia Cognitiva Processual. O estudo restringiu-se à forma direta do bullying. Resultados: mm total de 63% da amostra reportou envolvimento moderado ou frequente com o bullying, como agressor (22,6%), como vítima (29,5%) ou como agressor-vítima (10,9%). Os alunos do sexo masculino estão mais envolvidos com a forma direta da agressão do que os do sexo feminino. A frequência do bullying foi maior entre os alunos do 6º e 7º anos escolares do que entre alunos do 8º e 9º anos. Conclusão: a violência apresentou alta ocorrência na escola, assim como os agressores. A dinâmica da violência em cada contexto escolar e a ausência de critérios específicos sobre o fenômeno podem prejudicar a identificação do bullying e a comparação entre os diversos estudos.
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