Efeito da manobra de recrutamento alveolar no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i1.44110

Palavras-chave:

Cirurgia torácica. Respiração com pressão positiva. Fisioterapia.

Resumo

Introdução: as cirurgias cardíacas são as intervenções de escolha em níveis mais avançados das doenças cardiovasculares, e complicações pulmonares podem ocorrer como consequência das alterações fisiológicas causadas pela circulação extracorpórea, pela anestesia e pela incisão esterno torácica. A fisioterapia atua com o intuito de prevenir e tratar essas complicações, através da utilização de uma das técnicas de expansão pulmonar mais utilizadas na reversão de hipoxemia e atelectasias, a manobra de recrutamento alveolar, com o objetivo de abrir alvéolos colapsados e aumentar as trocas gasosas. Objetivo: revisar sistematicamente os efeitos da manobra, na relação PaO2/FiO2, SatO2, o tempo de ventilação mecânica, o tempo de internamento, a incidência de atelectasia, a pressão arterial média e a frequência cardíaca. Metodologia: revisão de ensaios clínicos controlados e randomizados nas bases de dados PubMed, Cochrane Library, LILACS e PEDro. Foram incluídos estudos que utilizaram a manobra como prevenção de complicações pulmonares, publicados em inglês e português. Resultados: foram incluídos 4 estudos, publicados entre os anos 2005 e 2017. O nível de pressão da manobra variou entre 30 cmH2O a 40 cmH2O. Os estudos mostraram que a manobra foi estatisticamente relevante na relação PaO2/FiO2, SatO2 e na redução da incidência de atelectasias, sem impacto no tempo de ventilação mecânica, no tempo de internamento, na pressão arterial média e na frequência cardíaca. Conclusão: a manobra de recrutamento pode ser considerada como uma técnica a ser utilizada na prevenção de alterações pulmonares, porém não é possível afirmar se os benefícios da manobra perduraram em longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Séres Costa de Souza, Universidade Federal da Bahia

Programa de Pós Gradução em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas. Instituto de Ciências da Saúde.

Gabriela Lima Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Graduação de Fisioterapia. Instituto de Ciências da Saúde.

Mansueto Gomes Neto, Universidade Federal da Bahia.

Programa de Pós Graduação de Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas. Programa de Pós Graduação em Medicina e Saúde. Departamento de Fisioterapia.

Cássio Magalhães da Silva e Silva, Universidade Federal da Bahia

Departamento de Fisioterapia. Programa de Pós Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas.

Helena França Correia, Universidade Federal da Bahia

Departamento de Fisioterapia. Programa de Pós Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Souza, S. C. de, Ferreira, G. L., Neto, M. G., Silva, C. M. da S. e, & Correia, H. F. (2023). Efeito da manobra de recrutamento alveolar no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca: uma revisão sistemática. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 22(1), 162–168. https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i1.44110

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>