Acesso, utilização e percepção dos usuários sobre um serviço hospitalar de emergência em Salvador, BA

Autores

  • Denise Nogueira Cruz Universidade Federal da Bahia / Professora Adjunta da Faculdade de Odontologia da UFBA. Endereço Profissional: Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia, Rua Araújo Pinho, 62, Canela, Salvador- BA. CEP: 40110-040. Telefone: 3116-8991
  • Maria Cristina Teixeira Cangussu Universidade Federal da Bahia / Professora Associada da Faculdade de Odontologia da UFBA
  • Patricia Suguri Cristino Universidade Federal da Bahia/ Professora Assistente da Faculdade de Odontologia da UFBA
  • Suzana Santos Brito Hospital Geral Roberto Santos/ Assistente Social
  • Cristina Batista Oliveira Cirurgiã-dentista pela Universidade Federal da Bahia/ Bolsista do PET-Saúde durante realização do estudo

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i2.15706

Palavras-chave:

Serviço Hospitalar de Emergência. Humanização da Assistência. Satisfação do Paciente.

Resumo

Introdução: A Política Nacional de Humanização (PNH) aponta diretrizes para uma assistência de melhor qualidade no SUS e, na atenção hospitalar, acrescenta-se a necessidade de organizar a Rede de Atenção às Urgências e Emergências visando melhorar o acesso e a assistência prestada. Objetivo: Caracterizar o perfil dos usuários, acessibilidade, bem como a assistência prestada em um serviço do setor de emergência de um hospital de referência na capital baiana. Metodologia: Trata-se de um estudo de corte transversal, de caráter exploratório. Aplicou-se um questionário estruturado com informações sobre perfil sócio-cultural, acesso e itinerário nos serviços, bem como a percepção sobre assistência recebida na sala de medicação da emergência de um hospital de referência em Salvador-Ba. Os dados foram analisados de forma descritiva. Resultados: A maioria dos usuários era do sexo feminino, com baixa escolaridade, baixa renda familiar, procedente da cidade onde localizava o serviço e procurou-o espontaneamente. O deslocamento até o serviço ocorreu por meio de carro ou moto para 63,4% dos usuários. O tempo decorrido até o usuário ser medicado foi elevado assim como o tempo de permanência na sala de medicação. Estes resultados ajudam explicar porque quase 70% julgaram o serviço como regular/ruim/muito ruim. O serviço foi melhor avaliado pelos de baixa renda e que receberam orientação médica. Conclusão: A procura pelo serviço de emergência como primeira escolha foi considerável e pode estar relacionado com o grau de organização e resolutividade da atenção primária no município. Destaca-se, ainda, o baixo grau de satisfação dos usuários da sala de medicação da emergência do hospital. É necessário avançar na organização da rede de urgência e emergência de modo articulado com a implementação da PNH no hospital em questão.

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Publicado

2016-11-01

Como Citar

Cruz, D. N., Cangussu, M. C. T., Cristino, P. S., Brito, S. S., & Oliveira, C. B. (2016). Acesso, utilização e percepção dos usuários sobre um serviço hospitalar de emergência em Salvador, BA. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 15(2), 186–192. https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i2.15706

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