Instrumentos de Persuasão
manuais de pintura e construção visual da África e dos africanos no vice-reino de Nova Granada, século XVIII
DOI:
https://doi.org/10.9771/aa.v0i70.59177Palavras-chave:
Cultura visual, África, Manuais de Pintura, Interseccionalidade, Nova GranadaResumo
Neste artigo, analiso como os manuais de desenho e pintura que circularam no século XVIII no Vice-Reino da Nova Granada apresentaram uma ideia visual da África e dos africanos. Utilizando uma perspectiva interseccional, são examinados os repertórios de "A Visita dos Reis Magos" e "As Quatro Partes do Mundo", com atenção para a alegoria da África. Esta análise revela como as estratégias visuais destinadas a persuadir a audiência de uma ideia sobre o continente e seus habitantes envolveram a instrumentalização de fatores como raça, classe e gênero através de um processo de alteridade visual. Essas estratégias desempenharam um papel fundamental na consolidação de uma imagem de negritude e afrodescendência dentro da sociedade colonial, cujas imagens e consequências perduram até os dias atuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Angelica Maria Sanchez Barona

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você pode compartilhar, adaptar e utilizar livremente este trabalho para qualquer finalidade legítima, desde que mencione explicitamente a autoria e a publicação inicial nesta revista.