Instrumentos de Persuasão

manuais de pintura e construção visual da África e dos africanos no vice-reino de Nova Granada, século XVIII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/aa.v0i70.59177

Palavras-chave:

Cultura visual, África, Manuais de Pintura, Interseccionalidade, Nova Granada

Resumo

Neste artigo, analiso como os manuais de desenho e pintura que circularam no século XVIII no Vice-Reino da Nova Granada apresentaram uma ideia visual da África e dos africanos. Utilizando uma perspectiva interseccional, são examinados os repertórios de "A Visita dos Reis Magos" e "As Quatro Partes do Mundo", com atenção para a alegoria da África. Esta análise revela como as estratégias visuais destinadas a persuadir a audiência de uma ideia sobre o continente e seus habitantes envolveram a instrumentalização de fatores como raça, classe e gênero através de um processo de alteridade visual. Essas estratégias desempenharam um papel fundamental na consolidação de uma imagem de negritude e afrodescendência dentro da sociedade colonial, cujas imagens e consequências perduram até os dias atuais.

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Publicado

2025-03-12

Como Citar

SÁNCHEZ BARONA, A. M. Instrumentos de Persuasão: manuais de pintura e construção visual da África e dos africanos no vice-reino de Nova Granada, século XVIII. Afro-Ásia, Salvador, n. 70, p. 9–48, 2025. DOI: 10.9771/aa.v0i70.59177. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/59177. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos