Entre o faraó e o orixá

a conexão egípcio-iorubana no centenário da abolição e na obra pictórica de Abdias Nascimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/aa.v0i70.58814

Palavras-chave:

Egito Antigo, Iorubás, Afrocentrismo, Panafricanismo

Resumo

Este texto discute a associação entre elementos egípcios e iorubanos, o que chamo de “conexão egípcio-iorubana”, nos discursos sobre a identidade dos afro-brasi- leiros, observada em duas situações específicas: a primeira é a comemoração do centenário da abolição da escravatura em 1988 em espetáculos públicos no Rio de Janeiro e na Bahia; a segunda é a apresentação desse tema na obra pictórica do intelectual, político e artista plástico brasileiro Abdias Nascimento. Essas situações, fortemente baseadas no panafricanismo, permitem-nos pensar na especificidade da leitura brasileira das teses afrocêntricas e como a visão brasileira sobre a conexão egípcio-iorubana está distante da Egiptologia propriamente dita (enquanto domínio científico) e mais próxima das expressões artísticas e da militância política.

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Publicado

2025-03-12

Como Citar

DA SILVA FRANCISCO, G. Entre o faraó e o orixá: a conexão egípcio-iorubana no centenário da abolição e na obra pictórica de Abdias Nascimento. Afro-Ásia, Salvador, n. 70, p. 292–331, 2025. DOI: 10.9771/aa.v0i70.58814. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/58814. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos