Entre o faraó e o orixá
a conexão egípcio-iorubana no centenário da abolição e na obra pictórica de Abdias Nascimento
DOI:
https://doi.org/10.9771/aa.v0i70.58814Palavras-chave:
Egito Antigo, Iorubás, Afrocentrismo, PanafricanismoResumo
Este texto discute a associação entre elementos egípcios e iorubanos, o que chamo de “conexão egípcio-iorubana”, nos discursos sobre a identidade dos afro-brasi- leiros, observada em duas situações específicas: a primeira é a comemoração do centenário da abolição da escravatura em 1988 em espetáculos públicos no Rio de Janeiro e na Bahia; a segunda é a apresentação desse tema na obra pictórica do intelectual, político e artista plástico brasileiro Abdias Nascimento. Essas situações, fortemente baseadas no panafricanismo, permitem-nos pensar na especificidade da leitura brasileira das teses afrocêntricas e como a visão brasileira sobre a conexão egípcio-iorubana está distante da Egiptologia propriamente dita (enquanto domínio científico) e mais próxima das expressões artísticas e da militância política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gilberto da Silva Francisco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você pode compartilhar, adaptar e utilizar livremente este trabalho para qualquer finalidade legítima, desde que mencione explicitamente a autoria e a publicação inicial nesta revista.