Entre as Linhas 14 e 15

histórias, trajetórias e contextos de mestres alabês soteropolitanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/aa.v0i68.54314

Palavras-chave:

Candomblé, Alabê, Música do candomblé, Música afrodiaspórica, Salvador

Resumo

Este artigo apresenta e discute histórias, trajetórias e dinâmicas de alabês soteropolitanos, suas conexões e contextos, anunciando assim uma coletividade sociorreligiosa. Inicialmente são compartilhados dados provenientes de entrevistas realizadas com três mestres dos tambores, sendo enfatizadas algumas aproximações no que concerne aos seus processos formativos enquanto músicos de candomblé e condições socioculturais. Às informações fornecidas a partir das entrevistas, são acrescidos dados bibliográficos e etnográficos, fornecendo então um panorama desta coletividade de mestres alabês e seus entornos. Finalizando, os alcances desta coletividade religiosa são expandidos a partir da apresentação de trânsitos e afinidades existentes entre terreiros com os quais os entrevistados têm vínculos, demonstrando assim o quão imbricados estão a música de candomblé e seus personagens nos acontecimentos e dinâmicas da religião de uma forma geral. Do particular para o universal, o intuito é demonstrar como estas camadas se sobrepõem, sendo, concomitantemente, constituídas e constituintes deste universo.

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Biografia do Autor

Rafael Souza Palmeira, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia, Brasil.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

PALMEIRA, R. S. . Entre as Linhas 14 e 15: histórias, trajetórias e contextos de mestres alabês soteropolitanos. Afro-Ásia, Salvador, n. 68, p. 336–376, 2023. DOI: 10.9771/aa.v0i68.54314. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/54314. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos