Para além da sociologia e da antropologia sociocultural: sobre o lugar do mundo não ocidental em uma teoria social futura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/aa.v0i63.43415

Resumo

.

Biografia do Autor

Shalini Randeria, Instituto de Pós-Graduação em Estudos Internacionais e de Desenvolvimento

professora de Antropologia Social e Sociologia no Graduate Institute, cargo que ocupa desde o outono de 2012. Ela é diretora do Albert Hirschman Center on Democracy. Ela foi Diretora de Pesquisa do Instituto de Pós-Graduação (janeiro de 2015 a dezembro de 2016) e também é Reitora do Instituto de Ciências Humanas (IWM), Viena, desde janeiro de 2015. Ela é Professora Visitante no Centro de Pesquisa em Ciências Sociais de Berlim ( WZB). Ela foi presidente do painel SH-2 das concessões ERC; um membro do Senado do Conselho Alemão de Pesquisa (DFG), presidente da Associação Europeia de Antropólogos Sociais (EASA) e um membro do Instituto de Estudos Avançados de Berlim. Ela foi Professora Max Weber de Sociologia na Universidade de Munique, Professora de Antropologia Social na Universidade de Zurique, bem como Professora e Presidente do Departamento de Sociologia e Antropologia Social da Universidade Central Européia de Budapeste. Ela atuou no Conselho Consultivo da Fundação Wenner-Gren, Nova York, e no Conselho Editorial daRevisão Anual de Antropologia . 
  • Sociedade civil, movimentos sociais e ONGs
  • Deslocamento, expropriação e recursos de propriedade comum
  • Globalização e desenvolvimento
  • Governança e estado
  • Lei e política
  • Pluralismo jurídico e justiça informal
  • Teoria pós-colonial

apresentação e tradução de Ricardo Pagliuso Regatieri, Universidade Federal da Bahia

É Professor Adjunto do Departamento de Sociologia, e docente permanente e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia. É um dos coordenadores do Periféricas - Núcleo de Estudos em Teorias Sociais, Modernidades e Colonialidades, vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA e inscrito no CNPq. Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Realizou período de doutorado sanduíche na Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt. Foi pesquisador visitante e Research Professor na Korea University em Seul. Foi docente na Graduate School of International Studies da Korea University e na Graduate School da Hankuk University of Foreign Studies de Seul. Também foi professor visitante de curta duração na Universidade de Cabo Verde. Seus interesses de pesquisa se concentram nas seguintes áreas: teoria sociológica, teorias críticas, colonialidade e modernidade. (Fonte: Currículo Lattes)

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

RANDERIA, S.; REGATIERI, apresentação e tradução de R. P. Para além da sociologia e da antropologia sociocultural: sobre o lugar do mundo não ocidental em uma teoria social futura. Afro-Ásia, [S. l.], n. 63, 2021. DOI: 10.9771/aa.v0i63.43415. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/43415. Acesso em: 22 set. 2021.

Edição

Seção

Biblioteca de Clássicos