Inventar uma Sunnah: o Estado Islâmico, salafismo e inovação

the Islamic State, Salafism and Innovation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/aa.v0i63.37411

Palavras-chave:

Estado islâmico, Hibridização, Salafismo

Resumo

A pesquisa toma como objeto de análise a relação entre os grupos salafistas e as dinâmicas culturais que lhe são contemporâneas. Especificamente, avalia-se o Estado Islâmico, grupo salafista-jihadista que emergiu como protagonista de debates políticos e religiosos a partir de 2014. Com base nos recursos teóricos e metodológicos dos estudos culturais, as intervenções midiáticas do grupo são interpretadas como indícios de hibridização entre posicionamentos tradicionais e suportes modernos. Sinais de criatividade e de mobilidade cultural, as condutas do grupo foram importante estratégia de recrutamento. A competência da organização em operar essas duas estruturas fez do Estado Islâmico o grupo jihadista mais bem-sucedido da segunda década do século XXI.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilvan Figueiredo Gomes

Mestrado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil. Analista Educacional do Dot Digital Group , Brasil.

Gilvana de Fátima Figueiredo Gomes

Doutorado em Historia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.
Professora adjunta da Universidade Federal de Rondônia , Brasil.

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

GOMES, G. F.; GOMES, G. de F. F. Inventar uma Sunnah: o Estado Islâmico, salafismo e inovação: the Islamic State, Salafism and Innovation. Afro-Ásia, Salvador, n. 63, 2021. DOI: 10.9771/aa.v0i63.37411. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/37411. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos