Em busca da "redenção de Cam"

racialidade e interseccionalidade numa prisão de mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/aa.v0i63.37182

Palavras-chave:

Relações inter-raciais, Interseccionalidade, Branqueamento , Gênero, Prisão

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir os atravessamentos do constructo racial no Brasil e sua configuração em espaços intramuros, reconhecendo a prisão como um dos lócus que permanece pouco permeável ao processo de construção da identidade negra vivenciado nas últimas décadas no país. Discute-se os elementos formadores do racismo moderno, levando em conta as especificidades do contexto brasileiro frente à experiência fundante do sequestro e da escravização africana no período colonial e seus prolongamentos, através dos conceitos branqueamento, contrato racial e dispositivo da racialidade, como categorias de inteligibilidade do racismo contemporâneo e suas reinvenções em sociedades que vivenciaram a escravidão moderna. Tais categorias são analisadas a partir dos relatos sobre relações inter-raciais elaborados por uma mulher cisgênero e um homem transgênero, reclusas (os) numa prisão em São Paulo, e revelam como as opressões vividas de modo interseccional, pelas presas racializadas, lhes impõem dificuldades adicionais ao processo de reconhecimento da identidade negra.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallesandra Souza Rodrigues, Universidade Federal do ABC

Graduação em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo -FESPSP. 

Alessandra Teixeira, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC).  

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

RODRIGUES, W. S.; TEIXEIRA, A. Em busca da "redenção de Cam": racialidade e interseccionalidade numa prisão de mulheres. Afro-Ásia, Salvador, n. 63, 2021. DOI: 10.9771/aa.v0i63.37182. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/37182. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos