O império da supremacia branca e a Frente Negra Brasileira: as representações sobre as relações raciais da América Latina no jornal afro-americano Chicago Defender (1916-1940)

Autores

  • Flavio Ribeiro Francisco Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.9771/aa.v0i60.26642

Palavras-chave:

Frente Negra Brasileira - imprensa afro-americana - racismo - fraternidade racial.

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar, a partir da publicação de notícias sobre a Frente Negra Brasileira (1931-1937), a construção de representações sobre as relações raciais no Brasil e na América Latina no jornal afro-americano Chicago Defender entre 1916 e 1940. Por um lado, o periódico negro divulgou entre seus leitores a ideia de fraternidades raciais estabelecidas nas nações latino-americanas, principalmente no Brasil. Por outro, demonstrou como a influência de um imperialismo norte-americano que poderia comprometer as relações sociais na América Latina pela difusão internacional de práticas racistas que haviam marginalizado os negros nos Estados Unidos já afetava a América Central. A ascensão da Frente Negra Brasileira foi considerada pelos jornalistas do Chicago Defender como o sinal do “perigo da influência racista norte-americana” nos países da América do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Ribeiro Francisco, Universidade Federal do ABC

Professor Adjunto do Bacharelado em Ciências Humanas e do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (CECS-UFABC). Doutor (2014) pelo Programa de História Social da Universidade de São Paulo. Possui mestrado (2010) e graduação (2006) em História pela mesma instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: História dos Estados Unidos, Identidades, manifestações político-culturais transnacionais, Diáspora africana, Imprensa. É membro do LEHA (Laboratório de Estudos de História das Américas) e integrante do Grupo de Estudos de História dos Estados Unidos e Relações Interamericanas.

Downloads

Publicado

2020-07-07

Como Citar

FRANCISCO, F. R. O império da supremacia branca e a Frente Negra Brasileira: as representações sobre as relações raciais da América Latina no jornal afro-americano Chicago Defender (1916-1940). Afro-Ásia, Salvador, n. 60, 2020. DOI: 10.9771/aa.v0i60.26642. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/26642. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos