As artes e os ofícios de um letrado afro-diaspórico: Eliseu César (1871-1923)

Autores

  • Petrônio Domingues Universidade de São Paulo-Universidade Federal de Sergipe
  • Solange Pereira da Rocha Universidade Federal da Paraíba
  • Elio Chaves Flores Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.9771/aa.v0i60.25317

Palavras-chave:

negro - intelectual - afro-diáspora - Primeira República - pós-abolição.

Resumo

O artigo reconstitui fragmentos da vida de Eliseu Elias César (1871-1923), um intelectual afro-diaspórico que circulou por diferentes regiões do Brasil. Em todas elas, manteve uma vida profissional polivalente, desenvolvendo seus “talentos” como advogado, jornalista, político, poeta e orador. Procura-se destacar as experiências proativas de um negro que se apropriou das “artes de dizer” pela escrita e oralidade, assim como pela ação política e agência associativa, travando embates na esfera pública e participando de governo e grupos republicanos. A trajetória de Eliseu César sugere a importância de revisitar as interpretações históricas que subestimaram ou mesmo negligenciaram o papel do negro na cena histórica republicana. Assim, ao descortinar e problematizar aspectos da vida desse personagem, o artigo procura lançar luz sobre as complexidades, tensões, lutas e ambiguidades relacionadas à afirmação da cidadania negra no Brasil pós-abolição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Petrônio Domingues, Universidade de São Paulo-Universidade Federal de Sergipe

Graduado, Mestre e Doutor em História (USP); professor associado do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Pesquisador CNPq, na modalidade bolsista em produtividade de pesquisa

Solange Pereira da Rocha, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba

Departamento de História

Elio Chaves Flores, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba

Departamento de História

Downloads

Publicado

2020-07-07

Como Citar

DOMINGUES, P.; ROCHA, S. P. da; FLORES, E. C. As artes e os ofícios de um letrado afro-diaspórico: Eliseu César (1871-1923). Afro-Ásia, Salvador, n. 60, 2020. DOI: 10.9771/aa.v0i60.25317. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/25317. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos