Políticas de adaptação às mudanças climáticas na Guiné-Bissau: os antecedentes históricos para entender os desafios sociais cumulativos

Autores

  • Boaventura Rodrigues Vaz Horta Santy
  • Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio

DOI:

https://doi.org/10.9771/aa.v0i55.24130

Palavras-chave:

Políticas de adaptação, mudanças climáticas, conflitos sociais, Guiné-Bissau, Plano de Adaptação, PANA.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a dimensão sociopolítica da construção do Plano Nacional de Adaptação às Mudanças do Clima (PANA). Procurou-se focalizar aspectos relevantes da caracterização dos povos ora enfeixados na Guiné Bissau e nas tensões implicadas, assim como em fragilidades governativas persistentes do Estado nacional. Isso permite indicar os desafios sociopolíticos crônicos para o cumprimento de demandas multilaterais voltadas para a elaboração e execução do NAPA. Os resultados e a discussão, integrados, se voltam a duas faces do problema. A primeira, baseada no panorama ambiental e social mais amplo da produção histórica do espaço da Guiné-Bissau, evidencia a pouca sintonia da estrutura e dinâmica do Estado nacional para com as formas multifacetadas da vida social cotidiana de seus povos. A segunda face se volta para os desafios na relação sociopolítica do Estado guineense com os povos locais no que concerne à necessidade de construção de uma política com visões e ações convergentes em torno de medidas adaptativas às mudanças climáticas. Conclui-se refletindo acerca dos mais recentes obstáculos e tensões sociopolíticas que se sobrepõem, na Guiné-Bissau, ao tema das mudanças climáticas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-10

Como Citar

SANTY, B. R. V. H.; VALENCIO, N. F. L. da S. Políticas de adaptação às mudanças climáticas na Guiné-Bissau: os antecedentes históricos para entender os desafios sociais cumulativos. Afro-Ásia, Salvador, n. 55, 2017. DOI: 10.9771/aa.v0i55.24130. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/24130. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos