Diálogos Inverossímeis: imagens do negro na poética utópica de Modesto Brocos Y Gomez (1852 – 1936)

Autores

  • Heloisa Selma Fernandes Capel Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.9771/aa.v0i51.17654

Palavras-chave:

utopia, história cultural, Modesto Brocos, eugenia.

Resumo

Este artigo objetiva discutir a poética utópica do pintor espanhol radicado no Brasil Modesto Brocos y Gomez (1852-1936). Sob uma perspectiva cultural, pretende identificar na produção imagética e textual do autor, elementos que se depreendem dos significados de sua obra, bem como de sua construção cultural. Por meio de múltiplas clivagens entre a ideia e o gênero utópico, entre a sociedade do final do século XIX e as representações do pintor, objetiva investigar formas e motivos culturais que atuam à revelia do autor, ao mesmo tempo em que dialogam com interesses e posições assumidas no texto e na recepção de suas expressões artísticas. O esforço parte do princípio que um tratamento “cultural do social” seria necessário para compreender as complexas relações que atuam na produção e recepção das utopias de Brocos sobre a população negra, em confronto com pensamentos e ideias circundantes nos meios artísticos e políticos brasileiros do final do século XIX. 

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Publicado

2015-04-06

Como Citar

CAPEL, H. S. F. Diálogos Inverossímeis: imagens do negro na poética utópica de Modesto Brocos Y Gomez (1852 – 1936). Afro-Ásia, [S. l.], n. 51, 2015. DOI: 10.9771/aa.v0i51.17654. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/17654. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos